Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

IBIRAPITANGA: MAIS UMA PRÉ CONFERENCIA NA SAÚDE REALIZADA COM SUCESSO!

Nesta sexta-feira (22) foi realizada mais uma pré conferencia de Saúde em Ibirapitanga e desta vez no PSF- ACM (Antonio Carlos Magalhães).

Secretário de Saúde Ibirapitanga (Admilson Junior) e algumas enfermeiras dos Psf´s (Aparecida Martins, Tania Costa e Lauane Catarine).


Essa reunião entre Secretario de Saúde  profissionais da área e comunidade em geral tem uma importância enorme para o bem estar de todos que de alguma forma são beneficiados pelo SUS. No intuito de consertar possíveis erros observando e pontuado questionamentos da própria população, decidiram antecipar a conferencia oficial e assim chegar mais perto das dificuldades de cada localidade. No Posto ACM esse encontro foi bastante significativo, pois todos ali presentes puderam participar em grupo, falando sobre os diversos problemas e apresentado possibilidades de soluções, após esse processo, um representante do grupo teve a oportunidade de ir até  a frente expor  as principais queixas e  ideias trabalhadas entre eles ao público presente. 


Sr. João questionou a falta de medicamento, Dona Maria da demora de atendimento, Sr. Pedro elogiou o dentista e Dona Ana criticou alguma coisa que ela já não estava de acordo... Todos foram ouvidos atentamente e segundo o Secretário Admilson Junior, essa pré conferência será de muito valor e dentro das possibilidades vão juntos tentar solucionar pelo menos parte dos problemas que envolvem esse setor. Essa pré conferencia deveria acontecer em todos os municípios e já adiantamos que ouvindo o povo passamos a entender melhor as dores de cada um, facilitando assim a forma de tratamento para o caso. Ainda no encontro, foram escolhidos os delegados para representarem o município nacionalmente. Todos eles escolhidos democraticamente...



"Aqui é o lugar certo para procurar nossos direitos e nessa conferência sairá o que será discutido lá fora em âmbito nacional. Eles não vão saber do que precisamos se antes não abordamos nossas queixas"! Concluiu uma senhora.

"A falta de medicamentos é constante, sabemos que existe uma cota, um valor repassado, porém os responsáveis pelas áreas deverão organizá-se melhor, percebendo que a demanda é variada de um mês para outro,  esses valores poderão sofrer alterações, para que nós não fiquemos sem esse auxílio, já que é de suma importância e necessidade principalmente para quem não tem condições financeiras"! Disse um Senhor

" Queremos algo que nos sirva de apoio (Disk Denuncia) quando nos for negado o devido respeito por parte de profissionais e também deixarmos de ser rotulados ao cobrar nossos direitos"  Disse um jovem

Reportagem; Ibira Online com Rita Santos










PIRILAMPO; BANDA DE ITUBERÁ CRESCE DISPARADAMENTE E O SUCESSO VIRA NOTÍCIA!

Na região não se fala em outra coisa.... Onde tem forró tem animação e tem Pirilampo com o povão!


"Ela é Top" esse é o mais novo CD da banda que virou notícia na região. A mistura de forró com arrocha deu certo e nessa pegada eles vai se destacando...

Ituberá é uma cidade pequena do interior da Bahia e vem se destacando na mídia por conter bons profissionais na área musical e dentre outras coisas. A Banda PIRILAMPO é uma dessas relíquias que a cidade orgulhosamente exibe ter. O grupo de uma hora para outra virou notícia pelo talento e principalmente pela humildade dos integrantes. Gente que vive com a gente! Nos bares, nas praças, lá estão eles brincando, cantando e encantando o público. Ylan (Vocalista) vive a música e ao falar de seu trabalho percebe-se que a emoção bate mais forte... Diante as oportunidades que tiveram em mostrar o repertório em shows, eles apenas abraçaram cada uma delas e o resultado foi surpreendente! "O jeito carinhoso" vem envolvendo a galera e nessa pegada eles ganham espaço na TV, jornais, Rádios e Sites. A divulgação acontece naturalmente e entre uma " Chuva de Cerveja" e outra o temporal da alegria acontece.


A banda ituberaense Pirilampo, foi convidada mais uma vez para participar do programa “Universo Axé”, da TV Aratu – SBT. Na primeira vez não intimidaram-se em frente às câmeras e como bons profissionais mostraram o que sabiam fazer. A audiência foi significativa e Alex Lopes repetiu o convite que foi aceito por eles imediatamente. Nessa terça-feira (26=05) PIRILAMPO vai está mais uma vez na TV Aratu, representando os melhores músicos da Terrinha. Aqui em Ibirapitanga eles nunca apresentaram o seu trabalho, mas nem por isso deixam de ser os preferidos por muita gente. Onde tem Pirilampo, tem também caravanas para acompanhá-los nos eventos que quase sempre são de "casa cheia"! O São Pedro está chegando e em 2015 muitas surpresas boas estão por vir. Seguem a linha do forró, mas sempre mesclando também outros ritmos musicais no intuito de agradar o público diversificado e exigente! 

Enfim, estamos apenas compartilhando esse sucesso já publicado no livro da fama! 


#CoisaBoaHein?  OoOoOoOoPirilampO




“Trata-se de um trabalho feito com dedicação e voltado para os nossos fãs.” Disse o cantor.




Reportagem: Ibira Online com Rita Santos (73 81872307)


quinta-feira, 21 de maio de 2015

IBIRAPITANGA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE PRÉ CONFERENCIA EM PSF´S

Em Ibirapitanga está sendo realizada algumas conferencias nos Postos de Saúde do município no intuito de apontar os principais problemas e possíveis soluções para beneficiar e atender melhor a comunidade.



Hoje (21-05) aconteceu uma pré conferencia para tratar de assuntos referentes ao PSF Nelson Pinheiro (Bairro Novo), onde foram discutidos assuntos do interesse do povo. Dentre os presentes nessa reunião o secretário Admilson Junior,  enfermeiros, representantes religiosos, convidados e outros. De início foram apontadas as principais causas da insatisfação da população, sendo que todos que estava ali puderam sugerir, questionar ou reivindicar melhorias para aquele e demais bairros. Um dos assuntos discutidos: A necessidade de uma "capacitação profissional" que sejam esclarecidas as maneiras de  receber um paciente. Diante as diversas queixas o tempo ficou curto, dando a entender que essa é uma situação delicada e que precisa ser tratada com muito respeito e atenção. Uma acompanhante de usuários do CAPS e desabafou... 


" É complicado ter que ouvir coisas, sendo que isso só vai agitar mais o meu paciente. Também é difícil aceitar que o único Hospital da região que atendia esses casos 'especiais" (Em Itabuna) esteja fechado por tempo indeterminado,  nos deixando sem saber o que fazer em casos extremos (Surtos). Precisamos de um suporte, (Veículo) quando houver necessidade de levar nossos familiares até o Hospital local e lá encontrar apoio adequado, atendimento humanizado, enfim... Sabemos que temos direito, mesmo assim falta assistência e compromisso ético de alguns"! 



Pastor Eleondes sugeriu um Conselho de Saude, para intimidar os que se acham superiores e fazer cumprir a Lei para que haja realmente mudança nessa área. Enoc concluiu dizendo que esse Conselho já existe, mas que poucos são os que se interessam por ele. 

Diversos assuntos como esses foram abordados e como uma conferencia de âmbito municipal deverá acontecer em breve já adiantamos aqui o convite à comunidade.




IBIRAPITANGA: PEDIATRA DR. LUCIANO LUIZ MOREIRA RECEBE OS PARABÉNS DA COMUNIDADE PELO EXCELENTE ATENDIMENTO!




A Secretaria de Saúde do município de Ibirapitanga vem trabalhando conforme as necessidades e exigências da comunidade e para melhor atender esse público, inseriu o conceituado pediatra Dr. Luciano Moreira na equipe.



A notícia ainda quase não foi divulgada, mas já estão sendo compartilhadas as informações sobre o bom procedimento desse profissional nessa cidade. “ Uma coisa muito boa para a cidade, antes eu não sabia o que fazer quando minha filha adoecia. Tinha que leva-la para qualquer médico plantonista e isso me incomodava” Disse uma mãe.



O Dr. Luciano Luiz Moreira é da cidade de Jequié-BA e está prestando serviços a prefeitura Municipal de Ibirapitanga atendendo como pediatra e também como clínico geral. Segundo informações, ele é bem dedicado ao trabalho, demora bastante com os pacientes e atenciosamente recebe a todos. Ao examinar pacientemente ele cativa àqueles que apenas precisam de atenção especializada. Como todo médico, ele não gosta de ser incomodado quando está no consultório em horário de atendimento, mas abriu uma exceção para nosso blog. Uma necessidade que está sendo suprida aos poucos, infelizmente os distritos terão que desloca-se até a sede para agendar consultas, mas não por muito tempo, pois a busca por novos profissionais já está em andamento. Lembrando que pediatras em todo o país estão extintos, explicando assim à procura dos mesmos.

Sendo assim, informamos a todos sobre a novidade com imagens registradas por nossa equipe, revelando o que de fato acontece!


"É gratificante vê as mães saindo daqui com um sorriso no rosto e agradecendo pelo nosso trabalho. Isso não tem preço e sim valor"! Atendentes do PSF ACM: Betina Amorim, Nelsuita Pinheiro e Meire Costa.

Jussimara da Silva veio de Itamarati... Com seu bebê de um ano foi atendida e já agendou o retorno, ela aprovou a entrada do pediatra no município, contando-nos a forma paciente que ele atende..



quarta-feira, 20 de maio de 2015

IBIRAPITANGA: MAIS UM ASSASSINATO! GILSON QUINTO MORTO NA PORTA DO BAR DE JULINHO.

Nessa terça- feira (19) assassinaram Gilson Quinto na porta do Bar de Julinho em Ibirapitanga-BA. 




A cidade estava sem energia elétrica e foi nessa hora que os criminosos aproveitaram para disparar vários tiros na cabeça do ibirapitanguense. Segundo informações de vizinhos o barulho foi confundido com fogos de artifícios, já que isso é comum em tempos juninos, porém dessa vez não foi uma brincadeira de criança e sim mais um assassinato no município! Uma família chora hoje a perda de um ente querido... Uma das filhas da vítima estava completando idade nova e recebeu essa triste notícia! A cidade parece não acreditar no que vê. Ninguém arrisca falar sobre e nem sabe o que vem pela frente, apenas tentam esquecer o cenário e a tragédia. 

O corpo de Gilson Quinto foi levado ao IML e deverá ser sepultado nessa quarta-feira (20). 




terça-feira, 19 de maio de 2015

IBIRAPITANGA: CENTRO EDUCACIONAL REALIZA FÓRUM JUNTO COM PAIS, ALUNOS E COMUNIDADE!



Nessa terça-feira (19) aconteceu no CEI (Centro Educacional de Ibirapitanga) o primeiro Fórum de Educação, realizado com a participação de toda comunidade escolar (Pais, alunos, profissionais da Educação. Entidades Religiosas), vereadores, Conselho Tutelar  e CMDCCA. 


O tema desse Primeiro fórum foi: A ESCOLA QUE QUEREMOS"



Um momento ímpar e riquíssimo, onde foi discutida questões que envolvem aspectos desde a gestão escolar, infraestrutura, prática pedagógica e avaliação e formação de professores e demais profissionais da educação. A participação de todos abrilhantou o evento e o lema que prevaleceu no fórum foi: 




POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO UNIDA E PARTICIPADA POR CADA UM DE SEUS PARES PODEREMOS CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DIGNA, JUSTA E PROMOTORA DE OPORTUNIDADES!

"É assim que a Educação acontece: Com a participação de todos, traçando nossos passos futuros, afinal nós colheremos futuramente os frutos das nossas ações de hoje"! Diz Ronaldina Costa




Direção: Eunice Passos
Vices Diretoras: Isabelle Oliveira, Maria Aparecida e Luzia Costa










IBIRAPITANGA: TARDE SEM ENERGIA ELÉTRICA PREJUÍZOS E RECLAMAÇÕES!


A cidade de Ibirapitanga ficou sem energia elétrica das 14:00 às 18:00 hs nessa segunda –feira (19) e o comércio que já é parado ficou mais ainda!

A queda de energia resultou em prejuízos para alguns setores que necessitam desse suporte, mas as pessoas aproveitaram para fazer outras coisas que em dia de atendimento normal não conseguiriam. Para quem já é acostumado com as tecnologias que dependem da energia elétrica é complicado ficar uma ou duas horas sem, imagine uma tarde inteira? Segundo informações, uma queda de árvore na Fazenda Pau Brasil, resultou a interrupção na região. A situação foi até tarde e moradores reclamaram da demora da COELBA em resolver o problema. 

Nas ruas, pessoas sentadas nas calçadas conversando com vizinhos, outras passeando e  à noite... Olhando as estrelas! 








FORTES CHUVAS CAUSAM ESTRAGOS EM CIDADES DO RECONCAVO BAIANO

As chuvas que atingem o leste da Bahia não prejudicam apenas Salvador e Região Metropolitana, muitas cidades do Recôncavo Baiano também sofrem com a forte chuva. Na manhã desta segunda-feira, 18, nove casas em Nazaré foram invadidas pelas águas, além de deixar muitas ruas alagadas. As cidades de Maragojipe e Santo Amaro também foram atingidas.
De acordo com a secretaria do Desenvolvimento Social de Nazaré, Eude Mascarenhas, as equipes da Defesa Civil da Cidade estão na rua para ajudar a população. "Até agora duas casas estão condenadas e outras setes estão alagadas. As famílias estão recebendo nosso apoio", disse.
Ainda segundo Eude, as famílias das casas condenadas vão receber aluguel social, que varia de R$ 180 a R$ 300, além de donativos. As outras já foram encaminhadas a uma creche, que é usada como abrigo na cidade.
Já nas cidades de Santo Amaro e Maragojipe, de acordo com suas assessorias, as chuvas apenas alagaram pontos sem causar maiores transtornos às cidades ou ocorrências de desabamento e deslizamento.

Previsão
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a chuva continue no Litoral e no Recôncavo pelo menos até a quinta-feira, 21.

DOENÇA CONTAGIOSA QUE ATINGE A BAHIA É CHAMADA DE ZIKA E É TRANSMITIDA POR MOSQUITO


Com a identificação na Bahia de um novo vírus, o Zika, e o aumento de casos da doença, o infectologista Antônio Bandeira explica as diferenças com os sintomas da dengue. Suspeitas da doença foram identificada em 20 cidades baianas. Ela tem o mesmo mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, mas o contágio pode ser feito por outros, a exemplo do aedes albopictus. Febre, diarreia, dores e manchas no corpo são sintomas. É o primeiro registro do vírus no país.
Uma das distinções é que não causa hemorragia e o paciente fica curado em um tempo mais rápido, cerca de quatro dias – já o tempo médio de recuperação dos sintomas da dengue é de 10 dias. O Zika não tem potencial de causar mortes como acontece na dengue, já que não há registro de febre hemorrágica. “Os sintomas são mais curtos, ou seja, você tem cinco a oito dias de sintomas. Muitos doentes não tem febre, o que chamou a atenção também nossa. A outra questão é as manchas no corpo, que você tem bastantes disseminadas”, informa.
Ainda não há testes disponíveis para a detecção do Zika Vírus nas unidades de saúde, alerta o infectologista. “O que conseguimos fazer foi levar as amostras para um laboratório altamente especializado, identificar isso através de uma técnica de biologia molecular, que amplifica o RNA desse vírus. Isso não é feito comercialmente. Os médicos que vão atender esses doentes conseguem dizer que não é dengue, que não é o chikungunya, se tiver disponível na unidade a sorologia, mas o Zika Vírus vai ficar como diagnóstico de exclusão”, explica. “O tratamento é hidratação, medicamentos para os sintomas, analgésicos”, aponta o médico.
Antônio Bandeira, que participou da equipe de pesquisadores baianos que identificou o Zika, fala sobre a importância de se combater o aedes aegypti como problema de saúde pública.  “Inicialmente, estavámos pensando que poderia ser chikungunya. De 25 [amostras], duas foram positivas para chikungunya. Ficamos insistindo porque achávamos que era um vírus transmitido por mosquito, pelo tipo de disseminação. É importantíssimo a gente saber disso porque mostra que o aedes aegypti hoje é um grande problema de saúde pública e pode transmitir dengue, chikungunya e agora o Zika, mas existem outros ainda que podem chegar. Com essa grande mobilização de pessoas que viajam da África, da Ásia para cá para o continente americano, temos a possibilidade de cada vez mais termos outros vírus sendo introduzidos”, afirma.
A descoberta
Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) descobriram o vírus causador da doença cujos sintomas são semelhantes aos da dengue e que vinha assustando a população baiana.
De acordo com Gúbio Soares, pesquisador que fez a descoberta junto com Silvia Sardi, é a primeira vez que o vírus é identificado na América Latina, sendo mais comum na África e Ásia. A dupla suspeita que o vírus chegou à Bahia por causa da Copa do Mundo de Futebol, realizada em 2014 no Brasil. “A Copa atraiu pessoas do mundo inteiro. Então acreditamos que algumas pessoas que estavam infectadas foram picadas pelos moquitos trasmissores, e o vírus foi passado para outras pessoas”, disse.
A identificação do vírus foi realizada nesta semana, após a dupla de pesquisadores trabalhar por cerca de 20 dias em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, por meio de uma técnica chamada RT-PCR, que amplifica o material genetico do virus, através de reagentes, aumentando o sinal deste material genético.

A descoberta de Gúbio e Silvia derruba as duas hipóteses levantadas pela Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde de Camaçari, para explicar a doença. No último mês de março, os dois órgãos suspeitavam que o sintomas seriam causados por roséola ou parvovírus-B19.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

HOMEM QUE ROUBOU CARNE PARA ALIMENTAR O FILHO COMEÇA A TRABALHAR COM A CARTEIRA ASSINADA

Depois de um ano e meio desempregado, o eletricista Mario Ferreira, flagrado em Luziânia (GO) roubando carne de um açougue para alimentar o filho, começou a trabalhar com a carteira assinada e salário de R$ 1.300 . Ele vai cumprir uma jornada de 44 horas semanais como eletricista predial numa obra em Valparaíso (GO), região do Entorno do Distrito Federal.
Segundo o eletricista, com o primeiro salário ele vai quitar dívidas e sustentar o filho que mora com ele. De acordo com seus novos empregadores, ele tem as qualificações que a Construtora precisava para completar o quadro de funcionários.

sábado, 16 de maio de 2015

IBIRAPITANGA: DEVIDO AO TEMPORAL FESTA É ADIADA!



Nesse sábado (16) aconteceria uma festa em Ibirapitanga, mas segundo os organizadores a chuva atrapalhou o evento que teve de ser adiado.


Muitas pessoas de toda a região se programaram para curtir o romântico Binho Alves, mas essa “sofrência” não poderia acontecer embaixo de tanta chuva. O Espaço do Buja é descoberto e não teria como dá continuidade ao evento conforme o programado. Em respeito aos nossos seguidores, em nome da produção de Binho Alves, decidimos publicar essa importante notícia e mesmo sendo um pouco tarde é bem melhor que não avisar! IbiraOnline

AVISAREMOS A PRÓXIMA DATA!

UBATÃ: O DIA DO GARI NÃO FOI ESQUECIDO E SIM ANTECIPADO!



No município  de Ubata-BA, os profissionais responsáveis pela estética da cidade são tratados com muito respeito. Nessa sexta-feira (15) todos tiveram seu dia de feriado, já que hoje (16) não poderia ficar sem coleta.

Segundo um trabalhador contratado pela empresa responsável pela área à cidade está bem melhor no sentido de olhar diferenciado, respeito e consideração pelos servidores dessa área. Todos os trabalhadores tem seu uniforme, luvas e brindes são sorteados quinzenalmente entre a equipe, sendo assim as chances de ser um beneficiado é bem grande. Carteira assinada, cestas básicas e outros benefícios que valorizam a classe. Sabemos que não são vistos em sua maioria como “importantes” para muitas pessoas que às vezes até fingem não vê quem está ali do lado limpando. Atitudes como essas predominam de cidade a cidade, não sabendo eles que toda profissão tem o seu valor.

O dia 16 de maio é dedicado para esses profissionais Garis e em Ubatã, todos eles comemoraram antecipadamente essa data.

Reportagem: IbiraOnline.Com

sexta-feira, 15 de maio de 2015

IBIRAPITANGA: COMUNIDADE FAZENDO BONITO JUNTAMENTE COM CAMPANHA NACIONAL!



Nesta sexta-feira (16) a Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, CREAS, Conselho Tutelar, CRAS e toda rede de ensino abraçaram a campanha “Faça Bonito” em forma de caminhada. No intuito de apoiar a campanha contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, eles saíram pelas ruas com cartazes falando sobre o assunto. Finalizando o movimento, todos os envolvidos concentraram-se na praça principal e com as mãos dadas pediram paz e respeito.
Reportagem: Ibira Online com Rita Santos

(Colaboração Jean Marcelo)









BANDIDOS FORTEMENTE ARMADOS EXPLODEM AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM GANDU-BA


Um grupo de bandidos fortemente armados explodiram na madrugada desta sexta-feira (15), por volta das 03h00, a agência bancária da Caixa Econômica Federal, do município de Gandu. De acordo com as primeiras informações, guardas noturnos relataram ter visto quatro veículos entrando em alta velocidade na cidade, três deles seguindo em direção ao banco e um outro ficando próximo a sinaleira. Ainda há informações de que uma moto também fazia parte do bando e dava cobertura a quadrilha. Na moto estavam mais dois bandidos e um deles portando um rádio comunicador. Informações preliminares dão conta também de que uma pessoa foi levada como refém, mas até o momento a informação não foi confirmada. Em instantes maiores informações.

Diário Paralelo

UBATÃ: “SOM NA PRAÇA” PARA ACORDAR A CULTURA NA CIDADE!


A comunidade ubatense não se abate diante as dificuldades  e abraça este novo Projeto!


"Venha ouvir música de qualidade, traga toda a sua família, pois a praça foi feita para as famílias!!!!
Um repertório variado, vamos viajar no tempo, desde a Jovem Guarda até os tempos de hoje, convidados, que fizeram história em nossa cidade, e influenciaram a nossa juventude, todos juntos, fazendo uma festa linda pra VOCÊ!" Wagner Lopes



UBATÃ: A FANFARRA VOLTA RESGATANDO A CULTURA!

Certa época (2001/2008) o município de Ubatã vivenciava outro cenário referindo-se à cultura e sua importância para a comunidade.

 Hoje anos depois, olhamos saudosamente as imagens, pois muitos projetos bons deixaram de existir. Nos últimos dias atravessamos uma fase ruim, com crise política, financeira, um momento de violência, drogas, perdas enfim... Percebemos que a tristeza adormeceu a cultura e a comunidade aceitou que ela continuasse dormindo por um grande período. Anos atrás existia em Ubatã, uma Fanfarra que representava este município muitíssimo bem e por onde passava era recebida com aplausos. Foram centenas de apresentações em concursos e festivais! Com o passar do tempo ela foi sendo desvalorizada e esquecida, mas as pessoas nunca desistiram dela e agora já podem comemorar, pois vai voltar!




Com o Projeto Mais educação esse sonho volta a ser realizado e muitos ubatenses aguardam ansiosamente os eventos. A FANJEVIL iniciou suas atividades no ano de 2001, na Escola  Estadual Pastor Jerônimo Vieira Lopes sob a direção da Profª Edinair Santos, na coordenação de Junior Ferrari e tendo como regente Admilson Oliveira , da cidade de Jequié, Admilson que foi campeão baiano por diversas vezes, foi  coroado como o melhor regente no grupo “B” nos anos de 2004, 2005 e 2006, A Fanjevil, que desde sua fundação em 2001, sempre teve o objetivo de promover a cultura, a integração de jovens e o combate à marginalização e drogas onde obteve resultados expressivos no cenário estadual.


Enfim, nessa nova etapa de sucesso, todos vão sair ganhando e nós fotografando...


Reportagem: Ibira online Com Rita Santos